segunda-feira, 30 de junho de 2014

Mais sim, menos não.

Eu sempre disse que saber o que NÃO se quer facilita as coisas. Mas e quando descobrimos o que queremos? O tutorial já está disponível para Android? Imagino que seja a sensação de terminar de escalar o Everest. "Ok, acabou. Que frio maldito". Pessoas pra mim são conquistas nessa magnitude. Desafiadoras, mas nem sempre recompensadoras, e às vezes dá até uma preguiça. Então por que insisto nelas? Porque são raras. Só há 7 bilhões de exemplares (conhecidos) no Universo, muitos morrem todos os dias, e já não se faz tantos filhos. Brincadeiras à parte, penso que "another brick in the wall" é uma música do Pink Floyd, não um modo de lidar com pessoas.


Dizem que deve-se ser gentil com todos, pois não se sabe as batalhas que o outro trava. É bem verdade que de vez em quando atravessamos o caminho quando esse outro resolve disparar uns "foda-se". Eita botãozinho cretino e frouxo! Ao ser atingido por um "foda-se", a vida abre um display que indica "toque essa nota você também" ou "escolha outro jogador". Nem preciso dizer que já levei as minhas porradas, assim como mil vezes trapaceei e dei pulinhos com o controle remoto na mão, como se o deslocamento do meu corpo fosse interferir no resultado final na tela.

Outro dos meus clichês é afirmar que, ao lidar com pessoas, fazemos apostas sem garantias e muitas vezes por vício, especialmente quando se trata de um relacionamento amoroso. Está bom com alguém, mas... o que custa dar uma checada no mercado? E se houver algo melhor? Talvez custe muito. Na maioria das vezes, um valor mais alto do que se tem em caixa. E é assim que saímos devendo. Para evitar esses sustos, ofereço crédito pré-aprovado. Espero por um rendimento investindo na capacidade do outro. Essa medida pode levar à falência ou fidelizar o meu cliente e aumentar o meu patrimônio. Quero correr o risco de ser feliz e levar mais alguém comigo.

Felicidade exige paciência e - mais um clichê - está nas pequenas coisas. Em uma happy hour com os amigos, no desconto da camisa oficial da Seleção em época de Copa do Mundo, no livro maravilhoso que recebeu críticas ferozes, mas você comprou mesmo assim, na lambida de surpresa do seu cachorro, no inesperado dia de sol negado pela previsão do tempo. Não sei se a felicidade está atrelada ao amor, mas provavelmente é parte de sua descoberta. Ame as pessoas sem medida, sem medo do "não". Ele é item de fábrica e não pode ser vendido separadamente. Acima de tudo, ame você e acredite na probabilidade de alcançar um SIM, mas não dependa dela. Na maioria das vezes, a melhor parte de uma viagem é o seu trajeto.